Minha Querida SNK                                                                                      

Era final de 1996 e começo de 1997 e lá estava euzinho indo para casa de um grande amigo, para aquela velha jogatina clássica de games. Até esse momento isso não era novidade nenhuma, fazia isso praticamente todo fim semana, como um ritual e que perpetua até hoje (come menos frequência!), mas o que aconteceu naquele dia? Pois bem galera, meu amigo tinha acabado de comprar um novo console e adivinha qual era? O famoso Neo Geo CD! E ali começou uma história de amor e carinho por essa produtora e seus jogos.

                                                               Prédio do meu amigo!

Mas voltando a esse dia, eu já conhecia o Neo Geo em anúncios clássicos de revistas e obviamente fliperamas em suas cabines MVS, quem viveu nos anos 90 sabe que qualquer lugar com fliperama tinha os clássicos como: King Of Fighters, Samurai Shadown, Metal Slug e outros, mas ter esse console em casa era outra história. O Neo Geo ou Neo Geo CD era um “videogame de elite” ou melhor dizendo… um console muito caro para os padrões brasileiros e até internacionais, muitas poucas pessoas tiveram ele e infelizmente não fui um sortudo em te-lo até hoje, mas por outro lado tive esse amigo que tinha Neo Geo CD e joguei muito ele.

                                                                        Fliperamas da NEOGEO – SNK – MVS

Quando cheguei na casa desse amigo ele disse: – Comprei NeoGeo CD! E não deu outra… Fomos todos correndo jogar! Para nossa surpresa um dos jogos que ele tinha comprado era justamente Art Of Fighting 3 e Fatal Fury 3. Dois jogos maravilhosos com músicas impecáveis (que logo vou comentar!). O Art Of Fighting 3 era meio durão, mas tinhas gráficos lindos, personagens gigantes na tela, uma trilha sonora maravilhosa, mas Fatal Fury 3 era o auge em quesito de jogos da SNK na época, ele reunia tudo que um bom jogo deveria ter: personagens carismáticos, lindos gráficos, abertura fantástica, trilha sonora perfeita e muita porrada. E foi ali em diante que comecei a gostar dos jogos da SNK e admira-los.

                                       Fatal Fury 3 e Art Of Fighting 3

Nesse tempo em jogatinas com Neo Geo CD tive a oportunidade de jogar outros jogos maravilhosos na casa desse amigo: Samurai Shadown 1,2 e 3, King Of Fighters 94, 95, 96 e 97, Savage Reign, Super SideKicks, Ninja Masters e Fatak Fury Real Bout, E jogamos muito! Muito mesmo! Foram muitas disputas divertidas! Mas não foi só essa alegria de jogar Neo Geo CD e jogos da SNK que me fizeram ser fã dela até hoje. Tem outros fatores que com o tempo a gente foi conhecendo e assim admirando.

SNK e Suas Qualidades                                                                             

Trilha sonora – Se você não teve a oportunidade de ouvir… OUÇA as trilhas sonoras dos jogos da SNK em CD. São fantásticas e inesquecíveis! O engraçado que os CDs do Neo Geo CD funcionavam como CD de áudio também, com isso era possível colocar ele no CD PLAYER e ouvir as músicas (no próprio PLAYER de música do Neo Geo CD). Poucos pessoas sabiam disso ou ainda sabem, mas o mais engraçado é que naquela época a TV do meu amigo era ligado ao som dele (não existia Home Theater naquela época) e com isso gravamos as músicas em fitas K7, isso mesmo! Em fita K7! E ficamos ouvindo em nossos “Rádinhos de fita K7” com o fone no ouvido. Vou falar a verdade, fazem mais de 20 anos e ainda sim ouço as trilhas sonoras da SNK em meu celular ou até as vezes trabalhando, muitas outras pessoas pelo mundo são assim, tanto que existe uma tonelada de CDs de músicas comemorativos dos jogos da SNK em remix feitos por bandas ou fãs mesmo.

Personagens – Se tinha algo que a SNK sabia fazer com primazia eram personagens carismáticos e isso é indiscutível. Tanto que na minha opinião ela batia de frente com os personagens da Capcom de Street Fighter. Terry, Andy, Joe, Geese, Krauser, Rugal, Kyo, Iori, Athena, Kim e tantos outros eram e são personagens memoráveis até hoje.  E poder jogar com eles era algo realmente especial! Meus personagens prediletos sempre foram Terry, Kim, Geese, Joe, Andy e Athena, mas claro que também adorava outros como como Takuma, Ryo, Rugal e até de outras séries como Haomaru do Samurai Shadown. Resumindo, eram tantos personagens legais que não cansamos do jogar. Quando aprendíamos a jogar com um deles partíamos para outro!

                                                                                            Personagens da SNK

Carisma  SNK tinha algo que realmente era especial, que muitas produtoras hoje não tem e ou não fazem questão de ter. Ela tentava buscar no seu público o que ele queria. Se um personagem fazia sucesso, ela investia nele na próximo jogo, que foi o caso do Iori e Kyo e sua eterna rivalidade, todo ano eles ganhavam golpes novos, especiais, aprimoramentos e muito mais. Claro que isso acontecia com outros personagens, mas ela dava aquele toque especial justamente para esses personagens queridos. Ela também buscava algo com o mundo real, mas como assim? Muitos cenários de seus jogos de lutas dão baseados em ruas, avenidas e viadutos que existem, agora imagina você andando distraído e descobrindo aquela rua que vocês estava passando virou cenário de um jogo? Pois bem, isso aconteceu inúmeras vezes (No Japão! Claro!).

Arte  A arte feita por Toshiaki Mori, mais conhecido pelo apelido de Shinkiro. Ele criou uma inidentidade para série de jogos da SNK. Se você tivesse na rua e olhasse um fliperama com os desenhos dele… já sabia se tratava da SNK.  As capas de jogos e revistas eram sem dúvida itens de apreciação por muito gamers daquela época.

Brasil – Sim, você pode até duvidar mas a SNK tinha representação no Brasil e se chamava SNK BRASIL. E o que isso beneficiava a gente? Existiram jogos em português, fliperamas em grande quantidade, assistência técnica especializada, aqueles “colantes” no fliperama em português ensinando os golpes, lançamento como KOF sempre em paralelo com o Japão e USA, anúncios em revistas e cia. Tudo bem que isso pode ser pouca coisa hoje em dia, mas naquela época era algo praticamente inédito no Brasil. Tanto que qualquer gamer daquela época era conhecedor dos jogos da SNK e isso abriu as portas para outra coisa que vou dizer abaixo.

                                  Propagandas da SNK no Brasil

Animes – Isso mesmo os animes estavam explodindo no Brasil com a febre Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Samurai Warriors e outros. Aproveitando essa febre os OVAS da Fatal Fury 1 e 2 e o filme foram lançados no Brasil em VHS para o delírio dos fãs. Junto ainda vieram os animes de Art Of Figjting e Samurai Shadown (com um pouco menos de qualidade) O OVA 1 de Fatal Fury a primeira que vi em VHS acabei delirando!  Ver personagens como Terry, Andy, Joe e Geese que joguei tanto em ação na minha TV era mágico. Mas o que mais surpreendeu foi que acontece algum tempo depois!
Nessa mesma época na TV Manchete (que passava Cavaleiros do Zodíaco!) existia um programa chamado U.S Mangá que passava toda sexta-feira, esse programa nada mais era que um apanhado de animes que foram vendidos a Manchete para serem exibidos com o U.S Mangá Brasil. Neles passaram animes como: Detonator Orgun, Gall Force, Genocyber, M.D Geist, Zeorymar e outros. Bom, assistia prontamente toda sexta esse programa ao ponto de ver que eles estavam repetindo os mesmos animes 50 vezes, quando tava quase desistindo o que me surge? Simplesmente o OVA 2 de Fatal Fury intitulado de Fatal Fury 2: Desafio de Krauser. Era um OVA de 60 minutos que foi divido em 3 partes (3 sextas-feiras! Com episódio de 2o minutos! ) nesse programa e foi o delírio para mim e muitos garotos daquela época. Esse anime contava com a participação de novos personagens como Kim, Krauser e a volta com Joe, Andy e Terry. Eu nem sabia da existência desse anime e olha que era um frequentador assíduo de locadoras em busca de animes. O sucesso foi tanto nessa exibição que logo em seguida vieram outros animes como Samurai Shadown e Art Of Fighting a serem exibidos no U.S Mangá Brasil. E para fechar com chave de ouro algum tempo depois consegui assistir em VHS emprestado de um amigo com filme do Fatal Fury, que fez aquele garoto de 15 anos sair do quarto feliz em ter assistido.

SNK e Seu Fim                                                                           

 A SNK infelizmente deixou seu legado de consoles logo após o Neo Geo CD. Apesar de todos os jogos, personagens e sucessos a empresa não conseguiu se mantar no ramo de consoles e competir com Nintendo, Sony e Sega nos anos seguintes. E isso repercutiu na SNK BRASIL que teve suas atividades também encerradas para infelicidade de todos os fãs. Mas isso não era o FIM de tudo, apesar de parar em consoles ela continuo lançando seus jogos para outras plataformas e fazendo a alegria dos proprietários de Playstation 1 e Saturno. E acredito que esse foi o ponto alto para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de jogar Neo Geo CD ou Fliperamas e conhecer os jogos dela. Vale lembrar que essa época ocasionou com a pirataria de CDs de Playstation e cia que explodia no Brasil. Então comprar jogos como King Of Fghters 97 por R$ 10 era tudo que qualquer gamer queria naquela época.

Sem dúvida um dos que mais joguei foi King Of Fighters 97, Fatal Fury Domined Mind e Samurai Shadown 4 de Playstation. Joguei tudo na casa dos amigos, infelizmente não tive Playstation 1 e o jeito era viver na casa dos amigos. Mas mesmo assim aproveitei muito a jogatina desses clássicos da SNK.

Anos depois a SNK foi comprada por um empresa de Pachinko, que simplesmente fez ela sumir do ramo de videogame por anos até que novamente ela foi comprada por ex-funcionários da SNK original e passou a se chamar SNK Playmore que trouxe algumas coisas boas como Snk Vs Capcom e Samurai Shadown 6 e outros jogos, mas de longe já não era mais a SNK que amávamos nos anos 90. Anos atrás a SNK Playmore foi vendida a uma empresa chinesa que retornou ao nome SNK e como o logo clássico “The Future Is Now” e tem trazido boas novidades aos fãs com novo King Of Fighters XV e a animação chamada King Of Fighters Detiny.

Caso você queria saber toda a história da SNK você pode acompanhar essa série no Youtube que conta toda a história dela em detalhes e em português. Se você tem curiosidade em conhecer ou é fã não deixe de assistir.

Minha paixão pela SNK nunca me deixou e até hoje jogo games clássicos dela e tenho um sonho em um dia ter um Neo Geo CD na minha casa. E torço muito por ela voltar a ser grande essa nova empreitada com essa aquisição de empresa chinesa. Sem dúvida elas me trazem ótima lembranças e me fazem divertir muito! Então se quer curtir e lembrar dos jogos da SNK não deixe de alugar aqui na Locadora Resident Ivo, temos uma porrada de games dela para você matar a saudade e sair na porrada com velhos amigos.

Grande Abraço pessoal! Fico por aqui! E não deixem de comentar.
Ivo.

 

www.000webhost.com