Sexta é dia de Locadora #4 – Sonic Mania 

Algumas semanas atrás foi lançado o tão aguardado Sonic Mania, que era a última esperança dos fãs do Sonic terem finalmente um jogo bom e aos moldes dos clássicos do velho Mega Drive. Afinal, quem acredita em Sonic Forces? Bom, não vou entrar muito nesse assunto porque podem aparecer “Seguistas” aqui me jogando pedras. Mas vamos ao que interessa… Sonic Mania é bom? Vale a pena comprar? É um jogo altura da época de ouro do Sonic? Venham comigo no “Sexta é dia de Locadora” que te respondo! Bora lá!

                                                                              Sonic Mania – De volta as raízes  

Antes de mais nada é importante frisar que eu sou um fã do Sonic sim, apesar de sempre falar da Nintendo e do Snes aqui, mas com um detalhe importante… eu amo muito as versões de Master System e até mais que as do Mega Drive. Tudo bem que “tiro chapéu” para Sonic 2 de Mega Drive que é simplesmente maravilhoso em relação aos de Master System. Meu primeiro contato com Sonic foi no meu Master System nas versões 1 e 2. Como todos sabem a versão de Master System é mais parada que a de Mega e isso que justamente me atraí, não curto muito aquelas partes super-mega-rápidas do Sonic, prefiro algo mais plataforma e exploração, que era justamente o principal foco do Sonic de Master System. O único porém para quem jogou os de Master System é não ter a oportunidade de se transformar em Super Sonic, isso realmente era que todos nós possuidores de Master e não do Mega queríamos na época.

”Eu amo muito as versões de Master System e até mais que as do Mega Drive…”

Nunca tive a oportunidade de jogar os Sonic de Mega por completo, no máximo jogava na casa de uns amigos e discretamente. Só fui realmente me aventurar no jogo quando os emuladores começaram, mas ali já havia a velha questão que os jogos do Sonic já não eram os mesmos. Nem os do Dreamcast me convenceram, apesar de serem em 3D, o que era inovador na época, mas ver ele conversando com humanos não me agrava nada… nunca consegui entender como fizeram isso com o Sonic. E depois disso foi “barranco abaixo” em jogos do Sonic que tive a oportunidade de jogar… as péssimas versões de Sonic Boom e Sonic Unleashed que fizeram sinceramente “fechar o caixão” sobre Sonic e voltar sempre a jogar os de Master System e os de Mega.

Bom, isso foi até ouvir sobre Sonic Mania de alguns amigos conhecedores e fãs de Sonic… quanto euzinho aqui. Fui ver os vídeos e realmente comecei a ficar empolgado com que estava vendo. Um Sonic aos moldes antigos e com tudo que tinha direito, mas ainda sim ficava com o pé atrás… até que 2 semanas atrás ele foi lançado e acabei comprando.

” depois disso foi “barranco abaixo” em jogos do Sonic que tive a oportunidade de jogar… as péssimas versões de Sonic Boom e Sonic Unleashed fizeram sinceramente “fechar o caixão” …”

E digo para você, valeu a pena!!! Sonic Mania é um jogo digno aos antigos fãs do ouriço azul. Um jogo feito para os fãs que amavam ele na época de 90 e até hoje esperavam algo digno. Até digo para para quem nunca jogou nada do Sonic nesse estilo vai adorar. Um jogo criativo, com mecânicas exatas, referências clássicas para os jogadores antigos, boa música, jogabilidade precisa, trilha sonora apaixonante e tudo mais… resumindo ele reúne tudo que sempre queríamos nesses últimos 20 anos sobre Sonic.

Muitos vão se questionar sobre o jogo ter coisas iguais aos antigos e ser uma cópia, mas tenho que ir contra isso severamente. Essa é a proposta de “coisas iguais” foi desde o inicio a intenção do produtores em relação ao jogo quando estava sendo criado (sim, ele não foi feito pela Sega!). A ideia era trazer as raízes do Sonic de 16 bits de volta e mostrar que isso ainda dá certo nos dias de hoje, e quem sabe no futuro ir mudando uma coisa ali e aqui, mas não deixando as raízes que fizeram Sonic um sucesso no passado de lado. E mesmo tendo “coisas iguais”, ainda sim as mecânicas são diferentes e muitas outras coisas. E mesmo que ainda não tenha te convencido sobre isso… é interessante ver todo o capricho que fizeram no jogo. Se tem algo que percebo nesse meio de jogos a mais de 20 anos… é quando um jogo é caprichado e outro não. Sonic Mania tenta te passar isso, um capricho de quem ama, amou e continua amando os Sonics daquela época e querendo dizer a qualquer custo que ele não precisa falar, dançar, soltar hadoukens, ter namoradas, falar com humanos, ser o descolado do colégio, o moderninho… basta apenas ser Sonic! Aquele lá no começo de sua vida e pronto.

”A ideia era trazer as raízes do Sonic de 16 bits de volta e mostrar que isso ainda dá certo nos dias de hoje…”


As minhas únicas críticas ficam sobre o final do jogo que poderia ser um pouco maior e as fases bônus que são praticamente impossíveis de fazer PERFECT, mas isso é devido a minha habilidade no controle e não propriamente algo critico. Aposto que tem jogadores que terminam essas fases bônus tranquilamente!

Ah sim, destaque para abertura em animação que é belíssima.

Joguei Sonic Mania, fechei, me diverti muito e principalmente com um detalhe que consegui depois de quase 20 anos de espera. Sabe qual? Eu nunca tinha transformado o Sonic em Super Sonic! Sim, acredite quem quiser! Eu nunca consegui nas versões de Mega e na de Master que nunca teve. Com isso fiquei MUITO FELIZ quando consegui realizar isso em Sonic Mania. Foi alegria de uma garoto de lá de 1990 e incorporando minha jogatina de Master System sozinho no quarto da minha mãe. 

”Sabe qual? Eu nunca tinha transformado o Sonic em Super Sonic!…”

Então se você não teve a oportunidade de jogar, ainda está com o pé atrás ou não sabe que jogar nessa imensidão de jogos… vá correndo agora e jogue Sonic Mania. Vai valer a pena com certeza! Você sendo fã ou não fã de Sonic.
Não deixe de comentar! Super Abraço. Ivo!

 

www.000webhost.com